quarta-feira, 6 de junho de 2012

Procurando Construtores


Estamos apavorados com o preço da mão de obra aqui no RS, ela inflacionou muito nesses últimos 3 anos.

Em 2009 um colega de meu marido fez a casa no mesmo condomínio que faremos a nossa por 250,00 o m²  de construção bruta, nessa não inclui terraplanagem, micro estacas, pintura, aplicação de massa corrida e gesso, todos esses itens são um custo a aparte...

No ano de 2010 o valor da mão de obra por m² do mesmo construtor já estava em 340,00.

Decidimos entrar em contato com esse construtor para orçar um valor. Até então achávamos que o valor estaria em torno de 400,00 a 450,00 mas, para a nossa surpresa o valor já estava em 506,00. Eu achei esse valor um absurdo, porque não está incluso mão de obra de massa corrida e pintura, que são itens bem caros.

Resumindo... resolvemos entrar em contato com outros construtores, abaixo os valores:

Construtor 1: Caro demais - 506,00 o m² e não está incluso massa corrida e pintura.

Construtor 2: O cara de pau - 600,00 o m²  incluindo massa corrida e pintura, mas pelo que vi na obra dele, a massa corrida não tem um bom acabamento.

Construtor 3: Muito arriscado - 450,00 o m² incluindo massa corrida e pintura, mas nunca construiu uma casa no estilo da minha.

Construtor 4: Completamente sem noção - 730,00 o m² e não está incluso massa corrida e pintura.

Construtor 5: Ótimo custo benefício - 450,00 o m² está incluso massa corrida e pintura e pelo que vi na obra, a massa corrida dele tem um acabamento muito bom.

Escolhemos o construtor número 5, ele já fez três casas no mesmo condomínio e gostamos muito do acabamento dele.

Abaixo algumas dicas: 
- Faça vários orçamentos!
- Negocie um desconto.
- Tente contratar alguém que more na mesma cidade da sua obra. Custos com moradia, combustível e alimentação de uma equipe pode tornar o valor de m² absurdamente caro!
- Visite a última obra de quem você estiver pensando em contratar e fale diretamente com o proprietário. Pergunte para ele o que achou do trabalho realizado e quais foram os prós e contras.

Bjokas.

6 comentários:

  1. Adorei seu post! Os caras estão malucos mesmo! Mas o valor da sua mão de obra está ótimo! Espero conseguir mais ou menos por aí também, mas já tenho a limitação de querer fazer com algum construtor que já trabalhou com a minha arquiteta, para evitar mais desgaste do que já sabemos que vai acontecer... Medo!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keka, Com certeza, pegar o construtor que a arquiteta te indica vai diminuir bastante a tua dor de cabeça, muitas vezes o arquiteto está tão acostumado com aquele construtor que nem precisa detalhar muito o projeto estrutural. No meu caso o construtor da arquiteta enlouqueceu e colocou o preço de mão de obra lá em cima... daí sairia muito caro para construir...

      Bjs.

      Excluir
  2. Adorei ter esta referência de preço. Vamos ver quando chegar a minha vez como são os preços aqui.

    ResponderExcluir
  3. Oi Denizete! Parabéns pela casa! Descobri agora o seu blog e estou lendo tudo!
    Também vou construir em Gravataí, em um condomínio diferente do teu. Se não for pedir demais, qual construtor você contratou? Está gostando do trabalho? Se puder me dar essa dica agradeço!
    Bjka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, que legal! Qual o seu condomínio?

      Contratei a construtora Barbosa de Jesus.
      Estou gostante bastante do trabalho dele até agora.

      Bjs

      Excluir
    2. Estamos comprando um terreno no Reserva da Aldeia. Obrigada pela dica!

      Excluir

Comente