segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Em Busca do Terreno Perfeito... Parte 2

Agora vamos falar sobre de um assunto de grande importância, o que levar em consideração no momento da escolha do terreno?

Tem algumas dicas básicas que nos foram passadas quando estávamos escolhendo o nosso:

1) Documentação

É muito importante que antes de efetuar a compra você pegue o número da matricula do imóvel com o vendedor e verifique junto a prefeitura se o terreno está regularizado e se você conseguirá passar ele para o seu nome, não esqueça também de verificar se existe algum ônus, muitas vezes o iptu e outras taxas deixam de ser pagas durante anos e todo esse histórico fica com o terreno. Caso ele tenha alguma dívida você pode aproveitar e pedir um desconto no valor da dívida para o vendedor... Fica a dica  ;)

Outro detalhe que você deve verificar é se as medida que estão descritas estão de acordo com a escritura, senão você acabará pagando por uma medida que não é a real.

2) Inclinação

Essa é a uma característica que deve-se tomar muito cuidado, o ideal é sempre optar por terrenos planos, mas caso você seja daquelas pessoas que sonham em ter uma bela vista, então preste muita atenção no caimento do seu futuro terreno.

A grande maioria dos arquitetos preferem terrenos com bastante inclinação e não lhes tiro a razão, as casas ficam muito mais bonitas... mas tenha em mente que esse tipo de terreno vai te trazer custos com aterro, terraplanagem e também em muitos casos é necessária a contratação de serviços de topografia para medir todas as variações do relevo a fim de ajudar na elaboração do seu projeto arquitetônico.

Existem três tipos de inclinação: frente, trás e laterais. Quando a inclinação é para trás, você terá muitos custos na construção de muros de contenção e aterro para que fique no mesmo nível da rua ou então você vai gastar uma grana preta com drenagem da água da chuva que vai descer da frente do seu terreno.


Nesse terreno a inclinação é para a frente

Nesse terreno a inclinação é para a lateral


Nesse terreno a inclinação é para os fundos



3) Posição solar

A frente Sul é considerada a pior posição, as melhores são a frente Norte e Leste. Independente de você comprar na posição Sul ou Norte/Leste você deve buscar o auxílio de um arquiteto ou engenheiro para ajudar a elaborar um projeto que aproveite da melhor maneira possível a incidência do sol na sua casa durante as estações do ano.

4) Barulho

Que tipo de pessoa você é? sossegada ou que gosta de um barulho?

Se você é uma pessoa mais sossegada fique atenta a hora da escolha e prefira um terreno mais distante de uma avenida movimentada, uma praça, do clube de seu condomínio, de escolas, de igrejas,etc...

Não esqueça de levar isso em consideração, hoje esse detalhe parece algo sem importância, mas no futuro quando você tiver filhos pequenos ou quando estiver velhinho essa escolha vai fazer toda a diferença no seu bem estar...

5) Vista

Coloquei a vista como o último item, mas isso não quer dizer que ele não seja importante como os outros, imagine o seguinte cenário:

Você encontra um terreno maravilhoso com as melhores características e depois de dois ou três anos você descobre que um grupo de empresários comprou um gigantesco terreno ao lado do seu para construir um condomínio vertical... Que beleza!

Eu sei que ninguém tem bola de cristal ou consegue prever o futuro.... mas existem alguns pequenos indícios que isso provavelmente acontecerá mais cedo ou mais tarde, por exemplo, se um dos seus terrenos vizinhos tiver em torno de uns 1000m² ou mais e estiver localizado em uma zona central da cidade ou até mesmo em uma que esteja apresentando indícios de grande crescimento populacional.

Alguns podem estar se perguntando, Mas qual o problema de ter um prédio ao lado a minha casa? O problema é que dependendo da posição solar da sua casa, você pode perder algumas horas preciosas de sol e sem ele a umidade impera e junto com ela vem o limo, o mofo, etc...

6) Recuos para construção

Outro detalhe que você deve se informar é se a cidade onde fica seu terreno possui regras de recuos para construção residencial no Código de Edificações do município caso você compre o terreno em loteamento. Se você comprar terreno em condomínio fechado deve verificar com a associação quais são as Normas Contrutivas.

No condomínio onde comprei tem algumas regras, por exemplo, a distância entre o inicio do terreno e o da construção da casa deve ser de 5 metros, nas laterais a distância entre a casa e o muro deve ter 2 metros e nos fundos a distância entre o final da casa e o muro deve ser de 4 metros.

Esses recuos podem interferir na escolha do tamanho do terreno e também no tamanho da casa. No meu caso acabamos optando por comprar dois terrenos para que pudéssemos construir nossa casa e ainda sobrar um bom espaço para piscina, pergolado e paisagismo.

Até o próximo post, espero ter ajudado com as dicas.

Bjokas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente